quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sexualidade: 76% das jovens esquecem-se de tomar a pílula


Apenas uma em cada cinco jovens «nunca» se esquece de tomar a pílula

Apenas uma em cada cinco jovens que utiliza a pílula «nunca» se esquece de a tomar, revela um estudo nacional, que alerta para a elevada percentagem de mulheres em risco de gravidezes não-desejadas.

O «Inquérito Sobre Saúde Sexual e Reprodutiva dos Jovens Universitários» foi levado a cabo em 15 universidades, durante o mês de Janeiro. A Associação para o Planeamento da Família (APF) divulgou, esta segunda-feira, os resultados dos 2741 inquéritos que indicam que dois em cada três jovens (64%) usam apenas um método contraceptivo: o preservativo aparece em primeiro lugar (49%), seguido da pílula (38%).

No entanto, «apesar da pílula ser um dos métodos contraceptivos mais referenciado, cerca de 76% das utilizadoras reconhecem esquecer a sua toma, expondo-se a uma gravidez não-desejada», refere o estudo que entrevistou jovens com uma média de idades que rondava os 21 anos.

«Apenas 1/5 das estudantes, actualmente a tomar a pílula, declara nunca se esquecer de a tomar, existindo desta forma uma elevada percentagem de utilizadoras em risco de gravidez indesejada/não planeada», lê-se no estudo divulgado na véspera do Dia Europeu da Saúde Sexual.

Seis por cento das universitárias dizem que se esquecem pelo menos uma vez por mês de tomar a pílula, sendo que 4,8% admitiu mesmo esquecer-se «muitas vezes», refere o estudo que nestas questões em concreto teve por base 939 respostas.

No total, apenas 5% diz não usar qualquer método contraceptivo, apesar de 18% dos inquiridos não responder qual a forma de contracepção que usa. São muito poucos (2%) os que desconhecem que nos centros de saúde são disponibilizados gratuitamente métodos contraceptivos.

Os investigadores perceberam ainda que a predisposição da população universitária para a utilização de métodos alternativos de contracepção está directamente dependente do conhecimento que têm sobre os mesmos.

Fonte: TVI 24

Sem comentários: