A TODOS UM FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO!!!
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Feliz Natal!
A TODOS UM FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO!!!
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
domingo, 11 de dezembro de 2011
Abraços para todos
No passado dia 1 de Dezembro comemorou-se o dia da Luta contra a sida.
Em virtude de ser feriado, a Escola Morgado de Mateus comemorou esta data no dia 30 de Novembro.
A turma D, do curso profissional de Técnicos Auxiliares de Saúde, nas disciplinas de Saúde e de Serviços e Cuidados de Saúde, construiu cartazes alusivos ao Dia da Sida, mandou fazer T-shirts com o nome do curso e afixou-lhes um laço ( construído pelos alunos )e foi para a rua abraçar as pessoas.
Na escola foram distribuídos abraços, no intervalo maior da manhã, na sala de professores, no Gabinete da Direção, nos serviços administrativos, no bar e no átrio entre os pavilhões 2 e 3. Com estes abraços pretendeu-se simbolizar a importância da afectividade e do contacto físico bem como alertar para o facto de o VIH sida não se poder transmitir através de um abraço.
Um abraço só pode fazer-nos sentir bem.
Abracem-se hoje e todos os dias.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Cigarro que apaga sozinho chega ao comércio na União Europeia

Para se adaptar à nova regra, os fabricantes inseriram um anel de papel mais espesso em dois pontos do cigarro tradicional. Se o fumador se esquece do cigarro ainda aceso, este apaga-se logo que encontra um dos anéis destinados a reduzir a passagem do ar. O tempo de combustão desse cigarro é menor, evitando que a chama queime, sem querer, tecidos e móveis.
Esta medida de segurança já é aplicada nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália. Na Europa, a Finlândia comercializa o cigarro menos inflamável desde abril de 2010 e reduziu em 43% os incêndios provocados por esse tipo de incidente.
O bloco europeu regista mais de 30 mil incêndios, por ano, causados por cigarros. Os acidentes provocam, anualmente, cerca de mil vítimas fatais e pelo menos 4 mil feridos. Mas para alguns a medida não é suficiente. Segundo o Comissário Europeu da Proteção e dos Consumidores, John Dalli, um cigarro 100% seguro não existe. Para ele, o ideal é parar de fumar, mas para os que insistem no mau hábito, previne-se o risco de incêndio.
Workshop "A Educação Sexual em meio escolar: metodologias de abordagem/intervenção"
coletores absorventes- copos menstruais

O mooncup é um desses copos coletores (modernos) de menstruação, com 5cm de largura, feito de silicone cirúrgico. Usa-se internamente como um tampão, recolhendo o fluxo vaginal sem perdas.
Hoje em dia existem diversos modelos sendo as marcas mais conhecidas:
- MoonCup
- DivaCup
- Keeper Cup
- Lunette
- Green Donna
- In Stead Cup
Existem diversos tipos: para todos os estilos, todos os gostos...
Uma mulher chega a usar 10.000 absorventes ou tampões durante toda a sua vida.
Os copos coletores podem ser em látex ou silicone, podem apresentar maior ou menor textura e podem ter um puxador diferente dependendo do modelo.
As Vantagens dos coletores menstruais:
Para você
Cômodo e prático;
Invisível e seguro;
Higiênico, fácil de limpar;
Não contém produtos químicos;
Retém mais fluxo que qualquer outro produto;
Ideal para mulheres com pele sensível, eczema e alergias.
Para o seu bolso
Dura anos, 10 anos ou a vida inteira quando bem cuidado, tornando-se o produto de higiene feminina mais econômico do mercado;
Custa menos do que é gasto em 6 meses com produtos descartáveis.
Para o planeta
É reutilizável: lavar e voltar a colocar;
Não é necessário incinerar ou colocar em aterro, portanto não libera dioxina;
Não se utilizam dezenas de embalagens por mês;
É a protecção mais ecológica que podes encontrar.
ver linK:http://garantindogeracoes.blogspot.com/2011/07/abiosorventes-coletores-copos.html
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Inscrições para o 1º Workshop "Metodologias em Educação Sexual
Poderão inscrever-se no referido Workshop os Docentes da Escola que estejam interessados.
A Coordenadora da PES
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
As vantagens de ter dois pais do mesmo sexo
Estas são as principais conclusões de um estudo realizado nos Estados Unidos, que abrangeu 104 famílias, formadas por casais compostos por homem e mulher, dois homens ou duas mulheres, e os filhos.
«A principal conclusão é que as crianças, de uma forma geral, estão muito bem», disse à agência Lusa uma das responsáveis do estudo, investigadora norte-americana Charlotte Patterson (Universidade da Virgínia), que participa esta sexta-feira, em Lisboa, na primeira conferência internacional sobre parentalidade lésbica, gay,bissexual ou transgénero.
A professora universitária, considerada uma referência internacional na investigação sobre psicologia na orientação sexual, descreveu que, no estudo, os pais, as crianças - entre os três e os quatro anos - e os professores ou educadores dos menores foram entrevistados e a sua dinâmica familiar foi registada em vídeo.
«Um dado interessante é que os casais do mesmo sexo parecem partilhar a educação dos filhos de forma mais igualitária do que os casais heterossexuais, mais marcada por uma sexualização dos papéis, com a mãe geralmente mais envolvida no acompanhamento dos filhos e o homem mais absorvido no trabalho», referiu Charlotte Patterson.
Nos casais homossexuais, referiu, «ambos os pais provavelmente trabalham e ambos estão envolvidos de forma bastante equilibrada». Esta diferença na educação parece não ter qualquer impacto sobre os menores, sublinhou a responsável, salientando, no entanto, que é difícil tirar conclusões dada a idade das crianças estudadas.
Segundo a investigadora, «há muitas questões que têm efeito nas crianças: até que ponto os pais se dão bem e qual é o seu grau de satisfação com o seu relacionamento», apontou.
«As crianças cujos pais estão satisfeitos parecem estar bem, melhor do que os filhos dos casais que não estão satisfeitos nas suas relações», revelou.
Especialistas nacionais e internacionais reúnem-se em Lisboa para debater a parentalidade por casais homossexuais, pretendendo alertar para a falta de legislação em Portugal que reconheça as duas figuras parentais, o que, segundo a ILGA, discrimina a criança.
O encontro pretende «eliminar qualquer dúvida que possa restar» sobre a «capacidade de casais de homens gays e mulheres lésbicas» para educarem uma criança, disse à agência Lusa Paulo Côrte-Real, presidente da ILGA.
Segundo o responsável, «há mais de uma década que existem consensos nas várias áreas científicas» sobre esta matéria e que «são apoiados por associações profissionais das mais diversas áreas, como psicologia, pediatria, antropologia».
A primeira conferência internacional sobre parentalidade das famílias LGBT, organizada pela ILGA e pelo Centro em Rede de Investigação do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), quer ainda chamar a atenção da classe política para as situações em que a criança «continua sem ver reconhecida as duas figuras parentais do ponto de vista legal», devido à falta de legislação em Portugal.
«Há já várias famílias com crianças que só têm legalmente um pai ou uma mãe. Na realidade existem duas mães ou dois pais, mas depois a lei só reconhece uma dessas pessoas», disse Côrte-Real.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/homossexuais-gays-adopcao-pais-tvi24/1287033-4071.html
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Regulamento do concurso " A nossa turma é a melhor"
Data de inscrição e local: De 10/10 a 11/11 de 2011 no gabinete do espaço Jovem
Regulamento do concurso: As turmas interessadas em participar deverão apresentar um plano detalhado, onde deverá constar: o tipo de actividade (s) a desenvolver, a(s) data(s) de realização da(s) mesma(s), os objectivos, o público-alvo e o(s) professor(es) colaborador(es).
Prémio: A definir
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Findo o concurso de Cartazes em 20 de Dezembro de 2010 demos a conhecer a lista dos alunos vencedores e solicitámos que estes fossem informados que poderiam levantar o voucher do Super Programa (Jantar+cinema) no balcão de informações do Centro Comercial Dolce Vita Douro.
Porém, tivemos conhecimento através do Centro Comercial Dolce Vita Douro, que ainda existem prémios por levantar.
Para podermos fechar o processo, vimos a anunciar a data limite para reclamar o prémio: 15 de Fevereiro.
Solicitamos, novamente, que estes alunos sejam informados e incentivados a usufruir da compensação pelo seu empenho e dedicação numa causa tão nobre quanto a prevenção da infecção VIH.
Chamamos a atenção para poderem aproveitar a comemoração do dia dos namorados, 14 de Fevereiro, para desfrutarem do super programa.
Cátia Inês Teixeira Silva Costa
Tânia Maria Correia Cruz
Adriano Nogueira Rocha
Isabel Margarida Carvalho Botelho
Susana Fonte Almeida
João Carlos Ferreira
João Carlos Ferreira
Bruno José Vilela
José António Varandas Real
Cátia Andreia Silva