quinta-feira, 17 de maio de 2012

A primeira vez



"A primeira vez que alguém tem relações sexuais é muito marcante e, o melhor, é que tudo corra bem desde o início. É que criamos sempre tanta expectativa, fantasiamos tanto sobre este momento em particular que se torna difícil não ficar nervoso(a)!

Mas não te preocupes: sentir algum receio é muitíssimo natural, tanto para os rapazes como para as raparigas. Embora se diga que "homem que é homem" tem de saber tudo, ter experiência, etc., etc., etc., e nunca, mas nunca ficar nervoso!... toda a gente tem que começar por algum lado, não é?

A primeira vez varia de pessoa para pessoa (como todas as experiências pelas quais passamos) e tem muito a ver com o grau de confiança, compromisso, intimidade, paixão/atracção que se tem como o(a) namorado(a).

E, para conseguires conquistar toda essa confiança e intimidade, é preciso haver diálogo. As duas partes envolvidas devem ter a certeza de que querem mesmo ir para a frente e, no caso de quererem, saberem qual o tipo de contraceptivo que vão utilizar (porque se pode engravidar na primeira vez, contrariamente ao que se ouve dizer).

Mas o mais importante (ou igualmente importante) é que encontres a tua hora certa. Não cedas a chantagens emocionais (sejam elas de namorado(a), de amigos ou de quem quer que seja!). Mais cedo ou mais tarde, acabas por descobrir a tua hora certa.

Mas já estás farto(a) de ouvir falar na hora certa... Então, como é que sabes que a tua já chegou?
Bem... Não existe uma hora nem um local determinados para cada pessoa (a não ser que acredites no destino...) e nem sequer há fórmulas matemáticas aplicáveis a toda a gente! Por isso, o que podes (e deves) fazer é ficar tranquilo(a) e consciente para lidar com as mudanças. Não, ninguém consegue saber, só de olhar para ti, se és virgem ou não. Quando falamos em mudanças, referimo-nos às responsabilidades que são a consequência (e não a punição) do que estás prestes a fazer.

Na verdade, não importa a idade com que se perde a virgindade (o que não quer dizer que te devas precipitar e fazer algo para que ainda não te sintas psicologicamente preparado(a), apesar de, fisicamente, já o estares!). Podes ter 16, 25 ou 40!

O que importa é teres maturidade suficiente para assumir as consequências dos teus actos.
Tens de estar consciente dos riscos que poderás correr (engravidar, contrair uma doença ou até descobrir que te enganaste na pessoa escolhida para a tua "estreia" sexual), para poderes tomar as precauções necessárias para evitar todas essas adversidades.

Certamente criaste espectativas - tem confiança: este pode ser um momento único!
Mas, se não for como esperavas, lembra-te também que a experiência faz com que uma coisa que fazemos se torne sempre melhor...

E não te esqueças! Se tiveres alguma dúvida mais persistente não custa nada ir a um médico ou a uma consulta de planeamento familiar. E é claro que também podes sempre contar connosco!"

http://www.educacao.te.pt/jovem

Sem comentários: