quinta-feira, 10 de maio de 2012

«Sexualidade e Afectos Juvenis», de José Machado Pais


O livro «Sexualidade e Afectos Juvenis», de José Machado Pais, publicado pelo Instituto de Ciências Sociais, foi lançado na sexta-feira passada. 

 

Segundo a editora:

“Este livro explora cartografias sentimentais do mundo dos jovens: imaginários, anseios, expetativas… mas também experiências afetivas, vida sexual, paixões e desgostos de amor.

Jovens e respetivos pais são convidados a debater a educação sexual, confrontando-se as suas atitudes perante a sexualidade, os namoros e tradições veiculadas por provérbios.

É um livro que aborda as imagens corporais na construção da identidade juvenil, as estratégias de sedução, os próprios atos de nomeação (alcunhas) nas relações sociabilísticas.

Sobressaem caminhos metodológicos que valorizam as virtualidades semânticas do que os jovens pensam quando nos falam da realidade vivida.

Por isso, ao analisarem-se os conflitos familiares, valorizaram-se conceitos sensibilizadores como jogo de corda, trepar, caldo entornado, apalpar terreno, estoirar dinheiro, rédeas curtas, rédeas largas.

Livro sobre jovens, escrito a pensar neles, mas também nos seus pais, frequentemente desarmados frente às surpresas que, inesperadamente, saltam do armário usado como metáfora dos mistérios da adolescência.

Sem comentários: